Já ouviu falar em Branding? Quem nunca lembrou de uma determinada marca por ouvir algo, ou por ter alguma experiência, isso nos remete logo o nome, a logo, o sentimento, sensação, seja ela positiva ou negativa.
Quando nos vem essas lembranças só foi possível porque a empresa trabalhou a estratégia de gerenciamento de marca, o Branding.
Algumas empresas possuem uma marca consolidada no mercado, e nada disso é por acaso.
O QUE É BRANDING?
É o conjunto de ações estratégicas ordenadas ao posicionamento, propósito e valores da marca. O principal objetivo do Branding é o fortalecimento da marca no mercado, despertando sensações, além de criar conexões conscientes e inconscientes com os clientes.
Tudo que possa impulsionar a marca para se estabelecer no mercado, é fundamental para que o cliente possa escolher a marca de um produto ou serviço no momento de decisão.
Gerenciar marca requer trabalhar estratégias para construir marcas solidas que tenham engajamento com o cliente, para que tenha percepção da empresa.
O Branding busca garantir que o negócio cresça de maneira duradoura no mercado, sempre se remetendo a como a marca quer ser reconhecido.
Muitos acreditam que marca só envolve logo, e não é bem assim, têm um conjunto de elementos que devem ser analisados, como: a escolha da fonte, discurso, tom de voz, valores da empresa, jingles, quem representará, um conjunto de ações que auxiliam na criação da personalidade da marca.
O conceito de Branding surgiu antes do marketing digital, antes da internet existir, mas nos últimos anos vem ganhando destaque, pois com a globalização houve o aumento da competitividade, com isso, a marca foi um diferencial necessário, buscando ter um propósito.
Quando a marca consegue se conectar com o cliente por meio do propósito, a percepção de preço muda, podendo ter um aumento significativo no valor agregado.
Ana Couto, especialista em Branding, realizou uma pesquisa para saber o quanto uma marca consegue se conectar com seus clientes através do propósito, e constatou que 67% dos entrevistados falaram que estão dispostos a pagar mais pelo produto da marca que tenha um propósito em comum com os deles.
O QUE É NECESSÁRIO PARA CRIAR UM BRINDING?
Antigamente, as marcas manifestavam o seu posicionamento e se conectavam com seu público através de publicidades convencionais (TV, Rádio, Jornal, Revista).
Com o advento da tecnologia o cenário vem se transformando a maneira que as marcas se relacionam com seus clientes. O Marketing digital mudou a perspectiva do branding, com novas possibilidades.
Para começar a criar o branding do seu negócio é necessário seguir alguns passos:
1. Construir a Marca
Construir ou reformular a marca deve ser a estratégia principal. Deve buscar uma identidade visual, com criação de logo, estilo, fonte, cores, etc. Sempre pensado em estabelecer uma conexão com o cliente.
O posicionamento da marca, seus valores, o tom de voz (como vai se dirigir aos clientes, se de forma descontraída ou formal), linguagem (adotando palavras e expressões que serão utilizadas), Canais (o que melhor representa a marca), conteúdo (a mensagem que será transmitida deve estar alinhada com a personalidade da marca).
O cuidado com a comunicação da marca deve estar alinhado com o mapeamento das personas que representa o público que será impactado.
2. Ponto de Venda
O ponto de venda ou PDV é o local que o público vai se comunicar com a empresa, não necessariamente será uma loja física, pode ser virtual, por isso, a importância da identidade visual para traçar estratégias para diferentes canais.
3. Marketing de conteúdo
O Marketing de conteúdo promoverá reconhecimento da marca, construindo uma percepção positiva, criando conteúdo de valor para envolver o público, isso é possível através de blog, e-book, infográficos, dentre outros.
4. Redes Sociais
Um canal que não pode ser ignorado, as redes sociais possuem um grande potencial para os objetivos da marca. Muitas pessoas consomem conteúdo, compartilham, comentam e reclamam das marcas, tudo através das redes sociais.
A empresa deve estar atenta, reforçando sua identidade visual, usando publicações para dar destaque aos valores e personalidade da marca, entregando valor nos conteúdos, criando interação com o público, respondendo comentários, tendo engajamento.
Esses são alguns pontos necessários para criar um branding, mas ainda há outros, mas isso foi só uma amostra do que o branding é, e o que representa.
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Fonte: Administradores.